Mais de 20 serviços serão oferecidos de forma gratuita na Atuação Cidadã; saiba quais

Por Kálita Skilof (estagiária) / Assecom/AIA

Assecom/AIA

Em sua segunda edição, a Atuação Cidadã de Alto Araguaia (415km de Cuiabá), será realizada no dia 21 de abril. O evento conta com mais de vinte serviços gratuitos à comunidade de forma rápida e acessível. De cidadão para cidadão, a ação acontece na escola municipal Lourença Afonso de Melo, das 8h às 12h (horário de Brasília). A causa social é uma iniciativa do Poder Judiciário em parceria com aproximadamente cinquenta órgãos e entidades do município.

Entre as atividades ofertadas, o evento conta com expedição de documentos, como RG, CPF, cartão SUS, título de eleitor, carteira de trabalho e certidão de nascimento. Além disso, haverá orientações e atendimentos jurídicos pela Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Ministério Público do Estado (MPE). A Divaes terá participação no parcelamento de dívidas, emissão de segunda via e troca do titular da conta. A Cejusc irá atender com negociação de dívidas, guarda judicial e pensão alimentícia, dissolução de união estável e divórcio. Também será oferecido o serviço de fotos 3x4 para emissão dos documentos, assim como atendimentos com o Sine e Procon.

Na área da saúde, as ações envolvem aferição de glicemia e pressão. Para embelezamento, será feito corte de cabelo e maquiagem. Ainda, o evento conta com  regularização de pendências eleitorais, consulta a negativação, confecção de currículos e inscrição para o vestibular da Unemat, para pessoas que não possuem acesso à internet. Haverá ainda apresentação cultural dos reeducandos da unidade prisional, bem como apresentações artísticas de projetos da prefeitura.

A atuação cidadã contará também com palestras. O objetivo é conscientizar a população sobre assuntos do cotidiano, como orientações com a saúde bucal. A Polícia Rodoviária Federal irá abordar o tema sobre “direção no trânsito”. Já o Corpo de Bombeiros, núcleo de Alto Araguaia, irá discorrer sobre o “perigo das nossas águas: afogamentos”. A Polícia Civil irá falar sobre “feminicídio e acidentes domésticos”. “Drogas ilícitas e licitas” será abordado pelo 15º Batalhão da Polícia Militar. Ao final dos debates será realizado sorteios com brindes para os participantes.